A Flauta de Bambu é um dos itens utilizados em procedimentos no Feng Shui.
Mas antes de conhecer as suas utilizações, vamos conhecer a história do uso da flauta de bambu no Feng Shui.
A história da Flauta de Bambu
Dentro do Feng Shui, a história da utilização da flauta de bambu está relacionada com o significado dos fogos de artifício, devido aos nós (junções) do bambu.
A flauta de bambu original utilizada nas curas e procedimentos de Feng Shui tem 9 nós (junções), sendo que o nó maior fica na base do bambu e é composto pela própria raiz do bambu.
Este “nó raiz” é maior e mais forte que o restante dos nós, dessa forma, ele, simbolicamente, funciona como um suporte para elevar, levantar e expandir o Chi.
Na China o bambu era utilizado também nas bençãos, cerimônias e limpezas.
Antigamente, o bambu era utilizado, nessas cerimônias, como fogos de artifício. As ligas do graveto de bambu eram “acesas” com fogo e quando estavam em chamas, explodiam. Isso ocorre devido o ar esquentar e se elevar dentro das junções (nós) do bambu.
O simbolismo contido dentro desse ritual era entendido como “a explosão do bambu anuncia a paz” e “a explosão do bambu traz paz e boa sorte para novos começos”.
Na China, conta-se que o som produzido pela flauta de bambu era capaz de trazer paz para as pessoas. Durante uma guerra civil ocorrida na China, havia dois exércitos inimigos presos num campo de batalha. Quando os soldados estavam descansando, um Coronel sentou-se sobre a Grande Muralha e começou a tocar a sua flauta de bambu. Dizem que era uma noite de lua cheia. Quando os soldados ouviram a música, sentiram-se saudosos de suas casas, dessa forma, abaixaram as armas e foram embora para casa. A guerra havia acabado e não havia mais o derramamento de sangue.
Formas de utilização da Flauta de Bambu
A flauta de bambu pode ser utilizada dentro do Feng Shui para:
– curas transcendentais;
– correção de vigas;
– como itens de ativação das áreas do baguá;
– correções específicas quando se é necessário “elevar” o Chi;
– proteção; entre outros.
A Flauta de Bambu de 9 nós é muito difícil de ser encontrada no Brasil, normalmente, só se consegue via importação.
Devido aos altos custos para utilização dessa flauta importada no Brasil, dentro do Feng Shui, na Escola do Chapéu Preto, as flautas de bambu podem ser utilizadas para procedimentos e curas, desde que atendam os seguintes critérios:
– no mínimo, 42 cm de comprimento;
– no mínimo, 8 a 8,5 cm de circunferência;
– no mínimo, 1 ou 2 nós (junções);
– ser feita de bambu natural (outro material não serve);
– ser ornamentada com pingentes vermelhos.
A priori, as flautas devem ser colocadas num ângulo de 45º, com o bocal (local para assoprar) voltado para baixo.
Existem outras formas de disposição, mas somente devem ser utilizadas quando previamente forem especificadas de outra forma.
Para uso geral, elas devem seguir as regras especificadas acima.
Para comprar as autênticas Flautas de Bambu para Feng Shui, clique aqui: