“Santo é o espírito capaz de operar milagres sobre si mesmo.”
(Viviane Mosé)
Primeiramente, para começar um verdadeiro Detox Emocional, procure doar os itens, roupas, móveis e objetos que você não usa, pois, para que coisas novas possam entrar na sua vida, é necessário que exista espaço para isso. Para que este espaço possa existir, é necessário se desfazer das coisas antigas que estão ocupando desnecessariamente os espaços.
Indivíduos que acumulam muitos itens e objetos podem ser pessoas que acumulam também muitas emoções e sentimentos, nem sempre positivos, podendo ter, também, dificuldade de deixar o passado para trás.
O excesso de itens, objetos e móveis mantém o Chi’ (Energia Vital) estagnado, pois obstrui o fluxo de passagem do mesmo. Quando o Chi’ está estagnado ou bloqueado, novas oportunidades também são bloqueadas. Nem o excesso ou a escassez são auspiciosos, pois a Sabedoria consiste em encontrar a temperança do caminho do meio.
Procure fazer uma limpeza nos seus cômodos e armários, doe ou se desfaça dos itens que você não utiliza mais. Da mesma forma, não se esqueça de organizar os itens que você não for se desfazer. Faça como se fosse um ritual de limpeza. Separe tudo aquilo que não lhe serve mais e imagine que todos esses itens e objetos representam, simbolicamente, tudo aquilo que já não serve mais na sua vida: emoções, sentimentos, lembranças, decepções, situações, pessoas ou lugares.
Essa limpeza, que começa com bens materiais, adquire poder sobre o indivíduo e passa a transitar para os bens emocionais. O físico começa a transcender para o emocional. O material visível se transforma no emocional invisível. Num sentido metafórico, à medida que o indivíduo se desapega desses itens, ele também vai deixando para trás outros pesos danosos, doídos e desnecessários, que ele vem carregando durante a sua existência.
Podem ser pesos emocionais, lembranças dolorosas ou sentimentos destrutivos. Por fim, ele aprende, na prática, uma lição extremamente importante para uma existência saudável, leve e feliz dentro da realidade em que vivemos: a se desapegar do passado e das emoções danosas. Um simples ato físico, tangível e visível pode ter um poder transformador para questões emocionais, intangíveis e invisíveis.
Após o processo, acenda uns incensos nos cômodos, tome um banho e descanse.
Finalmente, observe como você irá se sentir bem mais leve depois desse processo!