Conecte com o Espaço:

O que é Baguá

a imagem mostra o que é bagua

O que é Baguá?

 

a imagem mostra o que é bagua

 

Baguá é o nome dado ao símbolo em formato octogonal (oito lados) composto por 8 trigramas (três linhas).

Externamente possui oito lados; internamente ele é dividido em 8 trigramas.

Os 8 trigramas são dispostos em quatro pares opostos.

Este símbolo possui o objetivo de fazer uma representação visual da cosmologia – no sentido filosófico – e cosmogonia chinesa.

Através desse símbolo, dentro da visão chinesa, podem ser compreendidas as dinâmicas e relações que regem o universo, tanto material como invisível – espiritual.

Cada um dos oito trigramas possui um conjunto de características diferentes e distintas.

Os 8 trigramas que compõem o baguá são:

– Qian;

– Kun;

– Zhen;

– Xun;

– Kan;

– Li;

– Gen;

– Dui.

Esses 8 trigramas podem ser dispostos seguindo duas sequências diferentes:

– Céu Anterior ou Primordial;

– Céu Posterior.

A ordenação exposta no Baguá do Céu Anterior ou Primordial corresponde ao universo invisível (espiritual, imaterial), regendo com isso, as dinâmicas correspondentes a este âmbito.

Já a ordenação exposta no Baguá do Céu Posterior corresponde ao universo material – a realidade na qual estamos inseridos -, regendo com isso, as dinâmicas que correspondem a nossa realidade concreta.

 

Baguá do Céu Anterior ou Primordial

a imagem mostra bagua do ceu anterior

Baguá do Céu Anterior ou Primordial, comumente conhecido no Brasil como Baguá de Proteção, corresponde ao universo invisível – espiritual e imaterial -, regendo com isso as dinâmicas correspondentes a este âmbito.

Os 8 trigramas do Baguá do Céu Anterior seguem uma determinada ordem e disposição, onde os opostos são complementares, procurando representar um padrão ideal da vida, onde tudo existiria em perfeito equilíbrio, porém imutável.

Quatro trigramas estariam diretamente em oposição, porém em perfeito equilíbrio: o Céu (trigrama Qian) e a Terra (trigrama Ken); o Fogo (trigrama Li) e a Água (trigrama Kan); o Lago (trigrama Dui) e a Montanha (trigrama Gen); o Vento (trigrama Xun) e o Trovão (trigrama Zhen).

Origem do Baguá do Céu Anterior

Esse Baguá foi idealizado por Fu Xi ou Fu Hsi.

Conta a lenda, na mitologia chinesa, que Fu Xi foi o primeiro imperador chinês. Por volta de 3.000 a. C., ele estava passeando pelas margens do rio amarelo e avistou uma “criatura” aflorando das águas. Esta criatura tinha o corpo de um dragão e a cabeça de um cavalo; algumas lendas dizem ter sido uma tartaruga. Ao aproximar-se da mesma, ele notou que havia 8 símbolos (batizados futuramente de trigramas) desenhados nas costas dessa criatura. Cada uma dessas imagens era composta por 3 séries de linhas. Algumas linhas eram inteiras, outras linhas eram “partidas”. Neste momento, ele teve uma “iluminação divina” e enxergou naqueles símbolos a chave para todos os segredos do universo.

Poderes Místicos

Por representar o entendimento e a leitura da realidade “anterior a criação do mundo material” – isto é, anterior a realidade física e concreta -; este baguá possui poderes místicos, tais como:

– proteção dos ambientes;

– transformar energias “negativas” em positivas.

Modo correto de utilização:

– Deve ser utilizado acima do batente da porta de entrada dos ambientes. Não deve ser utilizado na própria porta de entrada, mas ACIMA dela.

– Somente do lado DE FORA dos ambientes.

– Não deve ser utilizado dentro dos ambientes, pois devido as suas características “espirituais” pode ocasionar desarmonias e desequilíbrios QUANDO utilizado dentro dos ambientes.

 

Baguá do Céu Posterior

a imagem mostra bagua do ceu anterior

O Baguá do Céu Posterior busca explicar e corresponder o universo material – a realidade na qual estamos inseridos -, regendo com isso, as dinâmicas que correspondem a nossa vida e realidade concretas.

Os 8 trigramas do Baguá do Céu Posterior são os mesmos utilizados no Baguá do Céu Anterior, porém, no Baguá do Céu Posterior esses trigramas seguem uma diferente ordem e disposição. (Veja a imagem acima para verificar a posição correta dos trigramas)

Essa nova ordenação dos trigramas almeja refletir a constante mutação correspondente aos ciclos da nossa vida concreta.

Origem do Baguá do Céu Posterior

Esta ordenação é, a princípio, atribuída ao Rei (ou Conde) Wen, que pertenceu a Dinastia Zhou (ou Chou). Rei Wen é considerado um dos quatro autores do I Ching, sendo responsável por escrever os primeiros comentários a respeito dos Hexagramas, conhecido como “Versos sobre os Hexagramas” ou “Julgamentos”.

Há relatos de que quando perguntaram ao Rei Wen qual a origem do baguá, ele respondeu: “Quando o mundo começou havia o céu e a terra. O céu se uniu a terra e deu a luz a tudo que existe no mundo. O Céu é Qian (trigrama), a terra K’un (trigrama). Os outros seis remanescentes (trigramas) são seus filhos e filhas.”

A oposição de três trigramas no Baguá do Céu Posterior é alterada para: o Céu (trigrama Qian) e o Vento (trigrama Xun); a Terra (trigrama Ken) e a Montanha (trigrama Gen); o Trovão (trigrama Zhen) e o Lago (trigrama Dui).

Dois trigramas são mantidos na mesma ordem do céu anterior, são eles: o Fogo (trigrama Li) e a Água (trigrama Kan).

Modo de Utilização

O Baguá do Céu Posterior é utilizado na Escola de Feng Shui do Chapéu Preto para analisar os ambientes. Através da aplicação deste baguá na planta baixa de um terreno, residência ou espaço comercial é possível identificar e delimitar 9 grandes áreas ou setores de um espaço, os quais, correspondem também a 9 grandes áreas da vida dos moradores ou do estabelecimento comercial.

Receba nossas novidades

Tenho um monte de novidades chegando e quero contar primeiro pra você.
Este site é protegido pelo ReCaptcha e a Política de Privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Solicite um orçamento

Solicite um orçamento sem compromisso para uma consultoria residencial ou comercial

Posts relacionados

a imagem mostra palmeira imperial plantas por areas do bagua
Baguá

Plantas por Áreas do Baguá

As plantas são por si só uma excelente forma de ativação do chi (energia vital) nos ambientes. Além disso, as plantas são excelentes aliadas na manutenção da qualidade do ar

Leia mais »
A imagem mostra ambientes no feng shui, hall de entrada
Feng Shui

Ambientes no Feng Shui

Confira as principais características dos ambientes no Feng Shui. Hall de Entrada O Hall de entrada é o primeiro local de um espaço, uma espécie de “recepção” do Chi. (energia

Leia mais »
a imagem mostra areas do baguá
Baguá

Áreas do Baguá

Áreas do Baguá X Relação Familiar Cada uma das áreas do Baguá corresponde também, simbolicamente, a um membro familiar, a saber: – Setor dos Amigos: Pai, marido. – Setor do

Leia mais »